12 de janeiro de 2024
  • compartilhar:

Vacinação para pacientes com obesidade

Doença crônica e complexa, a obesidade pode causar ou agravar comorbidades, como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial, entre muitas outras. O que menos gente alardeia, porém, é que o excesso de gordura corporal está associado com alterações imunológicas, capazes de reduzir a resposta do organismo diante de uma infecção.

Esse é mais um motivo para quem vive com obesidade manter a carteirinha de vacinação atualizada, seguindo as recomendações do calendário, conforme sua idade ou o seu perfil de saúde. Em algumas situações, para pessoas com IMC acima de 30 kg/m2, podem ser necessários até mesmo ajustes nas dosagens e priorização em determinadas campanhas de vacinação.

Por isso, a Abeso lança uma nota técnica importantíssima ao lado da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações). Você poderá conhecer esse documento clicando aqui. Leia e compartilhe.

Esse é um assunto fundamental, que temos o dever de abordar com nossos pacientes com obesidade. Por isso, no consultório, não deixe de perguntar se eles estão com as vacinas em dia. Oriente. Prevenir infecções às quais eles podem estar mais vulneráveis é #umoutrojeitodeolhar  pela saúde dessas pessoas.

E, para obter as informações sobre as vacinas indicadas para cada faixa de idade, visite também o site da SBIm.

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO