Calculadora de IMC

O cálculo mostra se o seu peso está saudável e é feito de um modo diferente na fase adulta e na infância. Portanto, indique se você quer saber o resultado de um adulto ou de uma criança


IMC para:
Sexo
Idade (criança)
Peso
Altura
seu iMC é:

Como chegamos ao número à esquerda: o índice de massa corporal de um adulto é o seu peso em quilos (por exemplo, 80 kg), dividido por sua altura ao quadrado (vamos imaginar, 1,80 m x 1,80 m).

Entenda o seu resultado

Acima de 40,0

Obesidade
grau III

Aqui o sinal é vermelho, com forte probabilidade de já existirem doenças muito graves associadas. O tratamento deve ser ainda mais urgente.

Entre 35,0 e 39,9

Obesidade
grau II

Mesmo que seus exames aparentem estar normais, é hora de se cuidar, iniciando mudanças no estilo de vida com o acompanhamento próximo de profissionais de saúde.

Entre 30,0 e 34,9

Obesidade grau I

Sinal de alerta! Chegou na hora de se cuidar, mesmo que seus exames sejam normais. Vamos dar início a mudanças hoje! Cuide de sua alimentação. Você precisa iniciar um acompanhamento com nutricionista e/ou endocrinologista.

Entre 25,0 e 29,9

Sobrepeso

Ele é, na verdade, uma pré-obesidade e muitas pessoas nessa faixa já apresentam doenças associadas, como diabetes e hipertensão. Importante rever hábitos e buscar ajuda antes de, por uma série de fatores, entrar na faixa da obesidade pra valer.

Entre 18,6 e 24,9

Normal

Que bom que você está com o peso normal! E o melhor jeito de continuar assim é mantendo um estilo de vida ativo e uma alimentação equilibrada.

18,5 ou menos

Abaixo do normal

Procure um médico. Algumas pessoas têm um baixo peso por características do seu organismo e tudo bem. Outras podem estar enfrentando problemas, como a desnutrição. É preciso saber qual é o caso.

Acima de +2

Obesidade

Infelizmente, muitas vezes os pais nem acreditam nesse resultado, pois são tantos meninos e meninas acima do peso que todos estão se acostumando com esse padrão. Sem contar que, no passado, uma criança “forte" era tida como “müito saudável". Engano. O problema é sério e o certo é procurar orientação profissional para ajustar os hábitos de toda a família. Afinal, os adultos da casa são os maiores exemplos.

+1 até abaixo de +2

Sobrepeso

É a fase inicial do excesso de peso, quando ainda é mais fácil para a criança, na medida em que ela cresce, conquistar um IMC saudável e normal. Para isso, como sempre, é preciso mudar a rotina de toda a família, com a ajuda do pediatra e de um nutricionista capaz de melhorar os hábitos alimentares da casa.

de -2 até abaixo de +1

Peso normal

Legal! Estar com peso dentro da faixa da normalidade é ponto positivo para o desenvolvimento infantil. Que essa criança continue assim, apredendo a saborear desde cedo refeições ricas em vegetais e sem o consumo rotineiro de alimentos lotados de açúcar, gordura e sal. Ah, também é importante brincar, correr, fazer muita atividade física.

Abaixo de -2

Abaixo do normal

Uma criança abaixo do peso precisa sempre de uma boa avaliação do pediatra, o qual deve em primeiro lugar excluir a suspeita de uma desnutrição. Mas lembre-se que existem famílias com essa característica: uma magreza constitucional que, no caso, é normal. Só o médico saberá dizer. Por isso, marque já uma consulta.

Gordura na barriga, perigo à vista!

Quando a gordura se acumula entre os órgãos do abdômen e aumenta a barriga, é perigosa, sempre merece ser combatida. Este tipo de gordura está por trás de muitos males fatais associados à obesidade. A medida da circunferência abdominal reflete de forma indireta o conteúdo de gordura entre os órgãos da região. A Organização Mundial da Saúde estabelece que a medida igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres, já aumenta o risco, especialmente, para doenças ligadas ao coração. Eliminar gordura abdominal por meio da redução da ingestão calórica e prática de atividades aeróbicas, como caminhada, bicicleta, corrida, pode trazer muitos benefícios, ao reduzir os riscos de doenças. Mudando hábitos, dá para viver mais e melhor.

Medidas de risco da circunferência abdominal
  • 98cmhomens
  • 80cmmulheres

A obesidade e a síndrome metabólica são problemas complexos. Para compreendê-los, você encontrará uma série de conteúdos baseados em evidências científicas em nosso site.

Saiba mais.

assine nossa newsletter

nome

e-mail

especialidade