09 de abril de 2023
  • compartilhar:

A história de Carolina Costa

O depoimento abaixo faz parte de uma série de textos enviados por pessoas com obesidade e selecionados para a nossa campanha, realizada ao lado da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Síndrome Metabólica) e da World Obesity Federation

Ele foi enviado por Carolina Costa, do Rio de Janeiro. Leia a seguir.

“G•O•R•D•A – ‘Garota orgulhosa referência de autoestima’. Por que eu ressignifiquei essa palavra?

Não importa o que os outros falam ou pensam sobre você, a sua opinião e imagem de si mesma(o) são o que, realmente, devem fazer a diferença na sua vida.

É sobre ser feliz e saudável, independentemente  do formato do seu corpo.

Já ouvi de várias pessoas: ‘Você é gordinha, mas se veste muito bem!’ ou ‘Eu admiro a sua autoestima!’ Entendam: não foi sempre assim.

Eu sofri bullying na escola e isso fez com que eu desenvolvesse uma doença autoimune, a púrpura PTI.

Ouvir das pessoas que eu era gorda, que estava enorme, que ninguém nunca iria me querer assim, fez com que criasse vários complexos na minha cabeça de adolescente.  Estar inchada e cheia de espinhas por conta do corticoide piorou um pouco as coisas. Ter amigas magras e ser a ‘diferentona’ do grupo também não ajudava muito.

O rosto lindo que as pessoas diziam que eu tinha, eu não conseguia enxergar.

Quando tudo isso começou a mudar? Lá pelos 18 anos, quando eu decidi que não me importaria mais com a opinião alheia e que estava tudo bem em ser diferente.

Fiz terapia. Blindei a minha mente, me aceitei como eu era e comecei a gostar do que eu via no espelho. De lá pra cá, ser fora do padrão passou a ser muito legal.

Eu costumo dizer que eu sou bonita porque sou gorda. Se eu fosse magra, seria normal. Eu gosto de chamar atenção, de me destacar e de ser ‘fora dos padrões’. A beleza vem de dentro pra fora.

Nunca será sobre romantizar a obesidade, mas estar ou não acima do peso não pode ser o que define a sua vida, nem a sua felicidade.

Eu cuido da minha alimentação com acompanhamento de nutricionista, faço exames regularmente para cuidar da minha saúde, treino várias vezes por semana para que o meu corpo seja capaz de fazer o que eu tiver vontade, para eu ter resistência física e flexibilidade.

Seja feliz hoje, do jeito que você é! Se tiver vontade de mudar, mude por você, mas não para se encaixar em um padrão.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO