19 de julho de 2023
  • compartilhar:

Posicionamento conjunto sobre o consumo de adoçantes artificiais

Alinhados, nós da Abeso, da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) lançamos em 14 de julho mais um posicionamento conjunto diante de novas publicações sobre a segurança do uso de adoçantes artificiais, em especial do aspartame.

A onda de informações imprecisas, muitas delas causando alarme desnecessário e confusão entre os nossos pacientes, subiu depois que a Organização Mundial de Saúde publicou uma importante revisão a esse respeito, ao lado da IARC (International Agency for Research on Cancer), da FAO (Food and Agriculture Organization) e da JECFA (Joint Expert Committee on Food Additives).

No texto, reunimos uma série de esclarecimentos — o mais fundamental de todos, talvez, seja o de que a OMS em nenhum momento está recomendando a troca dos adoçantes artificiais pelo açúcar e, sim, incentiva o consumo de alimentos mais saudáveis e menos processados.

Para ler o documento, que contém ainda recomendações para passarmos à população, clique aqui.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO