07 de janeiro de 2011
  • compartilhar:

Comida Industrializada Causa Obesidade e Desnutrição em Índígenas

Comida Industrializada Causa Obesidade e Desnutrição em Índígenas
Por Beth Santos

Confirmando pesquisas feitas anteriormente no país, estudo publicado em 2010 na Revista de Nutrição mostra a influência da transição alimentar – das práticas tradicionais de cultivo ao uso de alimentos industrializados – entre os índios: 70% dos adultos analisados revelaram aumento na frequência de sobrepeso e obesidade, enquanto um terço das crianças apresentou médias de estatura e peso baixas para a idade.

Pesquisadores comentam que “essa coexistência de formas distintas de má nutrição’ – obesidade e subnutrição – ‘aponta para questões ecológicas e socioeconômicas relevantes, em particular no que tange à sustentabilidade alimentar”.

Segundo os autores do estudo, “além do abandono às práticas tradicionais de cultivo, que no passado contribuíam para a diversidade dos alimentos consumidos, eles estão expostos a transformações socioeconômicas, o que os coloca em situação de alta vulnerabilidade diante dos problemas de ordem alimentar, nutricional e de saúde bucal”.

O estudo (“População indígena: uma reflexão sobre a influência da civilização urbana no estado nutricional e na saúde bucal”) foi realizado pelas Faculdades de Odontologia e de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram estudados 549 índios na comunidade indígena Xavante, do Brasil Central.

Fonte: Agência Notisa

Leia Mais
Obesidade é Maior entre Crianças Indígenas


 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO