17 de julho de 2024
  • compartilhar:

Bruno Halpern é o presidente eleito da World Obesity Federation

“Mais que uma vitória pessoal, a escolha do meu nome é um grande reconhecimento da América Latina, do Brasil e da própria Abeso como líderes mundiais na prevenção e no tratamento da obesidade”, declarou o endocrinologista Bruno Halpern, quando seu nome foi anunciado como próximo presidente da World Obesity Federation, entidade global que mantém fortes vínculos com a Organização Mundial da Saúde, reunindo mais de 100 organizações-membros, espalhadas pelos cinco continentes, todas dedicadas a uma das doenças mais prevalentes e, ao mesmo tempo, estigmatizantes, que já acomete mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do planeta. Ele deverá assumir a função dentro de exatos dois anos.

No recente ICO 2024,  o atual presidente da Abeso lembrou que somos uma das sociedades mais antigas do mundo reunindo profissionais dedicados a essa doença, com 38 anos de história e dois congressos internacionais já realizados. “E o Brasil, de fato, é sempre celebrado por seu pioneirismo no tratamento da obesidade, como no caso da cirurgia bariátrica e de tantos outros”, diz ele. “Muitas vezes, discussões que são apresentadas lá fora já estavam acontecendo aqui há muito tempo.”

A América Latina, por sua vez, é notoriamente inovadora nas políticas de prevenção. Diga-se que o atual presente da WOF, o doutor Simón Barquera, é uma das maiores autoridades internacionais em políticas públicas. “Já eu sou um médico que atua na área clínica, atendo pacientes”, compara o doutor Bruno. “Mas esse background diferente deverá ser complementar. Juntar estratégias é sempre interessante e ter dois presidentes latino-americanos seguidos é uma honra.”

Vale ressaltar que, como o doutor Walmir Coutinho foi presidente da World Obesity Federation (2014-2016), com a eleição de Bruno Halpern o Brasil entra para um seleto grupo de países: até então, somente os Estados Unidos e a Austrália tiveram dois ou mais representantes à sua frente.

A missão que cabe ao doutor Bruno, agora, é literalmente gigantesca. Nós, da Abeso, mais que darmos parabéns pela conquista, depositamos no nosso atual presidente toda a confiança de que, lá fora, ele também fará enorme diferença.

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO