09 de abril de 2023
  • compartilhar:

A história de Milena Ramos

O depoimento abaixo faz parte de uma série de textos enviados por pessoas com obesidade e selecionados para a nossa campanha, realizada ao lado da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Síndrome Metabólica) e da World Obesity Federation

Ele foi enviado por Milena Ramos, do Distrito Federal. Leia a seguir.

“A obesidade sempre foi uma companheira de vida. Pode parecer estranho ouvir isso, mas muita gente não sabe o que é ser magra ou não se lembra como é ser magra. Eu me incluo no primeiro grupo com toda a certeza. 

Passar por diversas fases, como crescer, engordar, ver mudanças no corpo, as marcas, as curvas, as estrias, as espinhas no rosto, a queda de cabelo e as unhas fracas, são alterações que vamos relevando e, de certa forma, normalizando.

 Se eu sempre fui assim, por que mudar? É só encontrar uma roupa maior, esconder o corpo, investir em produtos… Mas eu cansei de ser gorda, literalmente cansei. 

O cansaço foi meu estopim. Ver minha saúde fragilizada me assustou, paralisou, mas me incentivou. 

A obesidade não deveria ser minha companheira de vida. O cansaço não é normal. Não vestir uma roupa por conta do meu corpo não é normal. As alterações nos exames não são normais. A alimentação apenas por prazer não é normal. Preferir ficar parada enquanto somos feitos para nos movimentarmos não é normal. Sintomas de ansiedade e depressão não são normais. 

Nada precisa ser assim. E, a partir dessa constatação, esse relacionamento sério e tóxico com a obesidade vem acabando. 

Como em todo fim de relacionamento, existe o luto, a negação, a raiva, a barganha tentando viver o meio-termo, a tristeza por entender que mudar dói. Isso custa tempo e empenho. 

Só que vem também a aceitação. Ela pode demorar, as fases podem se repetir, mas ninguém pode mudar por você. 

Entenda. Aceite. Mude por você. E peça ajuda.”

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO