22 de dezembro de 2023
  • compartilhar:

Carta das sociedades médicas à Anvisa

Nos últimos anos, observamos a utilização indevida, crescente e alarmante de implantes hormonais, muitos deles contendo esteroides anabolizantes, prescritos como parte da apologia a um “corpo perfeito” e a um suposto  estilo de vida saudável. 

Na verdade, é o contrário do que podemos associar à saúde: os efeitos colaterais são imprevisíveis e graves. Estamos falando de infarto agudo do miocárdio, tromboembolismo e acidente vascular cerebral, sem contar complicações hepáticas, renais, musculares e infecções associada aos implantes.

Conhecidos também como “chips de beleza”, eles são propostos por falsos especialistas e comercializados como “medicina moderna”. Outra vez, é o contrário disso: substâncias como gestrinona e a oxandrolona, usadas nesses implantes, já foram de longa data abandonadas pela Medicina baseada em evidência científica. Logo, são bem ultrapassadas.

Para agravar, seu uso comercial e produção — com exceção do etonogestrel, indicado como anticoncepcional — não são aprovados no nosso país. Daí que são manipulados, não possuem bula, nem qualquer informação, como a da dose, a qual, aliás, nem sequer pode ser ajustada.

A situação é tão crítica que sete sociedades médicas se uniram para enviar uma carta à Anvisa, com o pedido urgente de que essa agência cumpra o seu papel de proteger a saúde da população.

Além da Abeso, assinam o documento a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), a SBMEE – (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte), a SBD ( Sociedade Brasileira de Diabetes), a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) e a SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia).

Para ler a nossa carta, que detalha o cenário e esmiuça todos os argumentos, clique aqui.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO