02 de março de 2023
  • compartilhar:

Por que um outro jeito de olhar?

A campanha do Dia Mundial da Obesidade deste ano, realizada em conjunto pela Abeso e pela SBEM (Sociedade Brasileira de Obesidade e Síndrome Metabólica) com o apoio da World Obesity Federation, é essencialmente sobre mudar a perspectiva. 

Poderíamos dar diversos exemplos — e daremos, ao longo de todo o mês de março. Como aquele de dizer à pessoa com obesidade que é preciso fazer exercício. “E se, na academia, ela se sentiu alvo de sorrisos irônicos? Será que comenta isso na consulta? Será que o profissional de saúde dá essa liberdade?”, reflete Bruno Halpern, presidente da Abeso.

“O tema traz em si a proposta de uma visão mais atenta e empática”, acrescenta o doutor Paulo Miranda, presidente da SBEM. “Para a nossa sociedade, isso é muito importante. Nós, médicos e médicas especialistas em Endocrinologia e Metabologia, observamos de perto as barreiras que as pessoas com obesidade enfrentam , incluindo a dificuldade para acessar medicamentos  mais eficazes. E, muitas vezes, elas nem buscam tratamento porque não se sentem acolhidas.”

Aliás,  o “outro jeito de olhar” vale para quem tem obesidade também: por que não buscar ajuda? 

“Será que, além da questão do acolhimento, é por estar longe de onde quer chegar? E se perdas pequenas de peso já melhorarem muito a saúde?”, instiga Bruno Halpern. “Ou será que não busca ajuda por ter prazer em comer?  E se ela trocar o ‘restringir’ por ‘ampliar’ as opções à mesa?”

O melhor da campanha é que ela reunirá todos os atores em torno dessa doença complexa, multifatorial e recidivante, cada um mostrando o seu ângulo, com ênfase nas histórias dos próprios pacientes.

“Isso nos ajudará a enxergar os diversos aspectos, principalmente pelo lado de quem vive com essa condição, a fim de melhorar a compreensão da obesidade como um todo”, conclui o doutor Paulo Miranda.

Muitas histórias

Além da live especial no Dia Mundial da Obesidade, que ficará salva no Instagram — um bate-papo entre os doutores Bruno Halpern, Paulo Miranda e o jornalista Fernando Rocha–, a campanha será marcada por diferentes olhares sobre a questão da obesidade, principalmente histórias de quem convive com ela. Para participar, clique aqui.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO