29 de abril de 2016
  • compartilhar:

Relação entre obesidade e câncer de útero

Nas últimas duas décadas, este aumento foi de 54%, segundo estatísticas do Cancer Research UK. No início de 1990, cerca 19 mulheres em cada 100.000 desenvolveram a doença. Esse número, atualmente está em 29 mulheres em cada 100.000 – com a obesidade sendo o fator de influência mais provável.

Cerca de 9.000 mulheres são diagnosticadas com câncer de útero a cada ano no Reino Unido, sendo que cerca de 2.000 mulheres morrem da doença. Vinte anos atrás, havia cerca de 4.800 novos casos de câncer de útero a por ano, com cerca de 1.500 mortes.

O professor Jonathan Ledermann, diretor do Centro de Pesquisa em Câncer do Reino Unido, UCL Trials, considera preocupante que os casos de câncer de útero tenham subindo tão expressivamente. “Não sabemos todas as razões, mas sabemos que cerca de um terço dos casos estão ligados ao excesso de peso, por isso não é surpresa ver os aumentos dos casos de câncer de útero acompanhando o aumento dos níveis de obesidade”.

A boa notícia é que houve aumento no número de pesquisas na área, impactando em melhores tratamentos, com isso, a taxa de sobrevivência melhorou. Na década de 1970, quase seis em cada 10 mulheres diagnosticadas com a doença sobreviveram por pelo menos 10 anos. Agora, quase oito em cada 10 mulheres sobrevivem. “Mas precisamos de mais pesquisas para compreender melhor a biologia da doença e saber mais sobre como ele é causada, para que possamos melhorar o tratamento dessas mulheres, bem como prevenir mais casos", dizem os pesquisadores.

Os estudos precisariam aprofundar em descobrir os mecanismos pelos quais o peso em excesso pode causar câncer. Ainda pouco se sabe sobre o tema. Mas há evidências de que a gordura extra no corpo pode aumentar o risco de câncer por meio da produção de hormônios e fatores de crescimento que estimulam o crescimento das células.

A falta de exercício físico e o uso de HRT (terapia de reposição hormonal) também são fatores de risco -, mas estão ligados a menos casos de câncer de útero do que obesidade.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO