07 de outubro de 2024
  • compartilhar:

POSICIONAMENTO CONJUNTO: “O atendimento de pacientes com obesidade no Departamento de Emergência”

A Abeso e a Abramede (Associação Brasileira de Medicina de Emergência) se uniram para produzir um documento que esmiuça as particularidades no atendimento de pacientes com obesidade grave em estado crítico, colaborando para que os profissionais de saúde estejam preparados para lhes oferecer o melhor cuidado possível.

Nos serviços de emergência, quando chega um paciente com obesidade grave, são inúmeros os desafios: desde a disponibilidade de macas adequadas para suportar o peso à realização de procedimentos, como o acesso venoso, a visualização completa de determinadas áreas do corpo nos exames de imagem, a intubação, a dosagem medicamentos fundamentais nessas situações, o monitoramento dos sinais vitais e muito mais.

E tudo isso vocês encontrarão nas páginas desse posicionamento conjunto que, esperamos, faça cair o número de casos de indivíduos com obesidade grave precisando de atendimento emergencial que, por falta de preparo, são recusados e encaminhados para outro local, o que gera atrasos imperdoáveis, agravando estados clínicos que necessitariam de intervenção imediata.

O documento serve, ainda, de norte para os gestores, para que eles possam adequar os serviços de saúde às demandas dessas pessoas. 

“Esse posicionamento é algo grandioso, nobre, capaz de fazer diferença de vida ou morte para muitos pacientes com obesidade”, afirma a endocrinologista Maria Edna de Melo, coordenadora da Comissão de Advocacy da Abeso, que participou de sua elaboração.

Para acessá-lo, clique aqui.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO