30 de abril de 2008
  • compartilhar:

Pesquisadores Alertam Sobre Obesidade do Peso Normal

Aristeu Araújo
30 de abril de 2008


Pesquisadores norte-americanos divulgaram um novo conceito de obesidade: a chamada obesidade do peso normal. O termo surgiu após um estudo com 2.127 pessoas com índice de massa corporal (IMC) dentro dos padrões adequados.
De acordo com os especialistas, o cálculo do IMC – que avalia o peso do indivíduo em relação a sua altura – não leva em consideração a relação entre massa muscular e gordura presente no corpo. Para ser considerado peso normal, o IMC precisa figurar entre 18,5 e 25.


O problema, conforme o estudo, é que a gordura é mais leve do que a massa muscular. Assim, a substituição de músculos por tecido adiposo pode acontecer sem alterações perceptíveis no peso. Cerca de 62% dos mais de dois mil analisados no estudo estavam dentro desse padrão, portanto, mais propensos a doenças relacionadas à obesidade.


Em entrevista à Folha de São Paulo, o Dr. Márcio Mancini, presidente da ABESO, disse que o estudo soa como um alerta. “A procura de fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes não deve se limitar às pessoas que são visivelmente obesas”, analisou.


O especialista explicou, ainda, que há a tendência de se procurar valores cada vez mais restritos nos indicadores de saúde quando o assunto é prevenção. Como exemplo, citou o caso da glicemia e do colesterol. Sobre a hipertensão, informou que para pessoas que têm fatores de risco como o diabetes, o ideal é manter o índice abaixo de 12 por 8. “Esses limites estão sendo reduzidos porque, no fundo, não existem esses valores de corte. No que diz respeito ao IMC, o limite é 25, mas sabe-se que quem tem 20 está melhor de saúde. A tendência é esses valores irem se modificando”, comentou.


 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO