27 de novembro de 2017
  • compartilhar:

Obesidade é uma das maiores causas do aumento da prevalência de Diabetes Tipo 2

Por Dr. Henrique Suplicy*

Os Brasileiros estão cada vez mais obesos, conforme pesquisa realizada em todas as capitais do país e divulgada pelo Ministério da Saúde. Esta “Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas” foi realizada por inquérito telefônico (Vigitel) e tenho a impressão de que os dados podem estar subestimados pois ninguém gosta de confessar o seu peso, ainda mais por telefone. Apesar desta minha impressão, os dados apresentados são preocupantes .

A população obesa (Índice de Massa Corporal maior que 30) no Brasil passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, um crescimento de 60% em 10 anos. O excesso de peso (IMC entre 25 e 30) é ainda mais preocupante, os brasileiros acima do peso considerado ideal passaram de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016.  Outro dado que chama a atenção é o de que 17% dos adultos jovens (25 e 44 anos de idade) estão obesos.

A obesidade isoladamente aumenta a mortalidade e tanto ela como o excesso de peso predispõe à doenças ainda mais graves, tais como diabetes mellitus tipo 2 (DM2), hipertensão arterial (HA), dislipidemias, problemas ortopédicos, vários tipos de câncer, infarto do miocárdio, entre outras.

O aumento da obesidade é o responsável pelo aumento da prevalência de DM2 e HA, conforme a própria pesquisa Vigitel.  O diagnóstico de DM2 passou de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016 e o de HA foi de 22,5% em 2006 para 25,7% em 2016.

Medidas urgentes de prevenção desta escalada da obesidade são necessárias e deveriam estar sendo tomadas pelos governos Federal, estaduais e municipais.

*Dr. Henrique Suplicy é do Departamento de Epidemologia e Prevenção ([email protected])

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO