26 de fevereiro de 2011
  • compartilhar:

Obesidade Aumenta em 60% Risco de Morte por Doença do Coração

Obesidade Aumenta em 60% Risco de Morte por Doença do Coração

Estudo realizado pela Universidade de Glasgow, no Reino Unido, estabelece a evidência de que a obesidade, isoladamente, aumenta em 60% o risco de morte por doença do coração em homens.

A informação foi obtida após o acompanhamento de 6.082 participantes do West of Scotland Coronary Prevention Study (WOSCOPS), com idade média de 55 anos, observados por um período de 14 anos. O estudo comparou grupos de diferentes faixas de Índice de Massa Corporal (IMC): 18,5-22,4; 22,5-24,9; 25,0-27,4; 27,5-29,9 e 30,0-39,9 kg/m2.

Durante o período de seguimento foram observados 1.027 eventos não fatais e 214 eventos fatais. Os pacientes obesos (IMC 30,0-39,9kg/m2) apresentaram risco 60% maior de morte por doença coronariana. A presença associada de outras doenças como hipertensão, dislipidemia e tabagismo aumentaram esse risco para 75%.

O estudo (“Obesity is associated with fatal coronary heart disease  independently of traditional risk factors and deprivation”) conclui que a obesidade está associada a eventos coronarianos fatais, aumentando os mesmos em 60%. Esse número é impactante e fortalece o conceito de obesidade como doença, alertando para o alto risco que estes pacientes possuem. Esse dado também reforça a importância do tratamento da obesidade, e não apenas das suas complicações (diabetes, hipertensão e dislipidemia), para diminuir a mortalidade nos obesos.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO