17 de abril de 2018
  • compartilhar:

Nota sobre cartilha com o tema Obesidade distribuída pela prefeitura de São José dos Campos em escola municipal

A cartilha para estímulo da alimentação saudável distribuída pela prefeitura de São José dos Campos às escolas do município explicita e reforça o preconceito common sense contra pessoas com obesidade e a superficialidade como o assunto é tratado.

A Abeso alerta que pessoas com excesso de peso ou obesidade regularmente são vítimas de preconceito na família, na escola, no trabalho, nos serviços de saúde, enfim, na sociedade.  O preconceito tende a gerar estresse, ansiedade, isolamento social e, consequentemente, agrava a doença.

O preconceito ocorre com pessoas em todas as idades, mas é na infância e adolescência que o dano é maior, o que é ilustrado pelo fato de que crianças com obesidade possuem qualidade de vida pior que aquelas com câncer. Assim, é lamentável o fato extremamente agressivo ocorrido com as crianças das escolas municipais de São José dos Campos que receberam a cartilha mal elaborada.

A obesidade é uma doença extremamente complexa, de difícil prevenção e tratamento, que desencadeia muitas outras doenças, reduz a expectativa e a qualidade de vida das pessoas. Diante disso, é recomendável que ações individuais e públicas sejam baseadas estritamente em evidências científicas. Se isso não for possível, é recomendável evitar o achismo, devendo-se simplesmente RESPEITAR.

#ObesidadeEuTratoComRespeito

Noticias relacionada > Cartilha que associa gordo a botijão de gás é distribuída para crianças em escola de São José e gera polêmica

Estudos relacionados >>> 

Pediatrics 

Obesity Action

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO