05 de junho de 2015
  • compartilhar:

Lipoxina pode ajudar no processo inflamatório causado pela obesidade

Uma molécula natural tem se mostrado útil na redução dos riscos para o desenvolvimento de doenças relacionadas à obesidade. Cientistas da Universidade de Dublin demonstraram que a lipoxina – produzida pelo nosso organismo nos processos de combate a infecções – pode ajudar a reduzir a causa de muitas doenças relacionadas à obesidade. A pesquisa também representa uma nova maneira de entender como o corpo lida com a gordura corporal e como ele controla a sua resposta.
As conclusões estão publicadas na revista científica Cell Metabolism –http://goo.gl/Yz4b3X

A professora Catherine Godson, que liderou o estudo, disse que a pesquisa representa uma "mudança de paradigma" na compreensão de como o corpo lida com a inflamação causada pela obesidade. Segundo ela, as lipoxinas ajudam a estimular as moléculas que amortecem o processo inflamatório. O grande ganho delas é que elas podem atuar de maneira focada, trabalhando para diminuir o processo inflamatório do tecido adiposo que se forma em volta de determinado órgão, como o fígado.

A pesquisa, financiada em parte pela Science Foundation Ireland, envolveu o tratamento de ratos de laboratório que tinham sido alimentados com uma dieta rica em gordura com lipoxina. Os tratamentos foram eficazes, mas a equipe também encontrou resultados semelhantes com uma lipoxina artificial feita pela Escola de Biologia Química da Universidade de Dublin. Esta alternativa artificial pode ser uma forma de baratear e facilitar o processo de fabricação de futuras drogas à base de lipoxina.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO