17 de julho de 2017
  • compartilhar:

Estudo associa consumo de adoçante artificial a aumento de peso e de doenças cardiometabólicas

Um estudo recente realizado pela Universidade de Manitoba, no Canadá, liga consumo adoçante artificial com o ganho de peso e risco de desenvolver doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial. Usados inicialmente por aqueles que tinham necessidade de limitar o consumo de açúcar, como pessoas com diabetes ou com obesidade, passou a ser usado em larga escala por pessoas em busca de gerenciamento de peso. Nos últimos anos, algumas pesquisas têm questionado as vantagens de adoçantes artificiais.

O estudo publicado no Canadian Medical Association Journal (CMAJ) afirma que "dados emergentes indicaram que os adoçantes artificiais, ou não nutritivos podem ter efeitos negativos sobre o metabolismo, sobre as bactérias do intestino e sobre o apetite, embora as evidências sejam conflitantes”.

A equipe pesquisou ​​ensaios clínicos randomizados (ECR) sobre o consumo de adoçantes não nutritivos e estudos prospectivos de coorte relatados sobre o consumo de adoçantes não nutritivos entre adultos e adolescentes. O desfecho primário era o índice de massa corporal (IMC). Os desfechos secundários incluíram peso, obesidade e outros pontos finais cardiometabólicos.

Das 11.774 citações, foram incluidos sete ensaios (1.003 participantes; mediana de acompanhamento 6 meses) e 30 estudos de coorte (405.907 participantes; mediana de acompanhamento de 10 anos). Nos ensaios clínicos randomizados incluídos, o consumo de adoçantes não nutritivos não teve nenhum efeito significativo sobre o IMC (diferença média – 0.37 kg/m2; 95% de intervalo de confiança [CI] -1,10 a 0:36; I2 9%; 242 participantes). Nos estudos de coorte incluídos, o consumo de adoçantes não nutritivos foi associado com um aumento modesto no IMC (média correlação Cl 0,05 95% 0:03 – 00:06; I2% 0; 21 256 participantes). Dados de ensaios clínicos randomizados não mostraram efeitos consistentes de adoçantes não nutritivos em outras medidas de composição corporal e não relataram mais desfechos secundários. Nos estudos de coorte, o consumo de adoçantes não nutritivos foi associada a um aumento de peso e a circunferência da cintura, e incidência mais elevada de obesidade, hipertensão, síndroma metabólica, diabetes tipo 2 e eventos cardiovasculares. 

Acesse o estudo

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO