06 de abril de 2016
  • compartilhar:

Dia Mundial da Saúde – 7 de abril – Stay Super – Beat Diabetes

Esta é a primeira vez, desde o lançamento do Dia Mundial da Saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, que o diabetes é tema das comemorações.

A campanha deste 2016 traz super heróis combatendo o diabetes nas mais diversas frentes: atividade física, alimentação saudável, assistência profissional, atenção aos riscos e aos sintomas, aconselhamento médico… (ao longo do dia, você verá aqui no Facebook da Abeso as peças da campanha).

A Abeso lembra que o sobrepeso e a obesidade estão associados a 80% dos casos de diabetes, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) de 2013. Prevenir e tratar obesidade também é prevenir e tratar o diabetes tipo 2.

O diabetes é uma das maiores emergências globais de saúde do século 21. A cada ano, um número crescente de pessoas está vivendo com esta condição, o que pode resultar em complicações de mudança de vida, incluindo doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, cegueira, amputações e insuficiência renal. O risco dessas complicações pode ser reduzido por meio do diagnóstico precoce e preciso da doença, bom controle da glicose no sangue e de boa gestão da doença.

De acordo com as últimas estimativas publicadas pela IDF, 415 milhões de adultos (83% em países de baixa e média renda – LMIC) estavam vivendo com diabetes em 2015 e este número deverá subir para 642 milhões (ou 1 adulto em 10) em 2040. É particularmente preocupante que cerca de metade das pessoas que vivem atualmente com diabetes não sabe que tem a doença. A incapacidade de diagnosticar precocemente o diabetes significa que a doença não vai ser bem gerida, aumentando o risco de complicações.

"Este dia 7 de abril é uma oportunidade de ouro para todos os indivíduos e organizações que trabalham para o benefício de pessoas com diabetes e pessoas em risco de diabetes", destaca a IDF.

O que se espera deste dia, segundo as associações da área, é que essa comemoração resulte em reforço para a consciência do diabetes e suas consequências, desencadeando ações específicas, eficazes e acessíveis para prevenir, diagnosticar e tratar o diabetes.

Sensibilizar governos e organizações a agir mais rapidamente e de forma mais eficaz a fim de pôr em prática intervenções precoces, melhoria da triagem e gestão oportuna para reduzir o impacto do diabetes no indivíduo e na sociedade é o que todos esperam.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO