17 de dezembro de 2024
  • compartilhar:

CARTA ABERTA: O uso de agonistas de GLP-1 para fins estéticos

A Abeso, ao lado da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes ) e da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), publica uma carta aberta, preocupada com o aumento da procura por agonistas de GLP-1, sem receita médica e para fins estéticos.

Esses medicamentos usados para tratar diabetes tipo 2 e obesidade, apesar de seguros, necessitam de acompanhamento médico. A compra irregular para automedicação coloca em risco a saúde das pessoas, sem contar que pode dificultar o acesso de quem realmente precisa de tratamento.

Por isso, como declaramos no documento, apoiamos a retenção da receita como medida para o uso racional e seguro desses análogos de GLP-1. Também consideramos fundamental que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) defina prazos adequados para a validade da prescrição.

Não queremos com isso reforçar o estigma que o tratamento medicamentoso da obesidade já carrega. Nada disso! Ao contrário, queremos incentivar o uso responsável, sublinhando nosso compromisso de oferecer sempre educação médica continuada da melhor qualidade, capaz de promover a avaliação individualizada de cada paciente e a prescrição segura de qualquer medicamento.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO