22 de junho de 2011
  • compartilhar:

Bisfenol A Está Presente em Diversas Embalagens

Bisfenol A Está Presente em Diversas Embalagens

Acaba de ser confirmada pelo FDA (agência que controla alimentos e medicamentos nos EUA) a presença da substância química bisfenol A (BPA) em revestimentos internos de latas de bebidas e alimentos. O produto químico, segundo pesquisas, pode provocar câncer, alterações no sistema hormonal, infertilidade e obesidade, entre outros problemas de saúde.

Segundo especialistas, a novidade não é a presença da substância química nessas embalagens, mas o reconhecimento por parte do FDA, órgão oficial do governo norte-americano, o que representa um avanço no combate ao bisfenol A nos EUA. A substância é usada na fabricação do plástico e no revestimento interno de latas de bebidas e alimentos.

O relatório do Centro para Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada do FDA, que corresponde à Anvisa nos EUA, justifica o reconhecimento tardio pelo fato de os estudos anteriores terem considerado poucos tipos de produtos. “Estava claro para nós que não existiam estudos em larga escala no mercado americano e que faltavam dados em relação a produtos enlatados como chili, massas, porco, feijão”, afirmaram os autores do estudo já publicado na revista científica Journal and Food Chemistry.

Foi encontrada a substância bisfenol A (BPA) em 71 das 78 latas testadas, ou seja, em 90% das latas. Resultados revelaram que a concentração do BPA tende a ser 10 vezes maior nos próprios alimentos enlatados do que no líquido presente (água ou xarope, por exemplo).


Leia Mais
Obesidade e Disruptores Endócrinos 
Perturbadores Hormonais

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO