12 de setembro de 2024
  • compartilhar:

Baixe o posicionamento sobre o tratamento farmacológico da obesidade

O tratamento farmacológico da obesidade vive um momento de transição. No passado, os medicamentos usados contra essa doença se mostravam com uma relação risco-benefício ruim. Muitas medicações chegaram a ser descontinuadas por conta de efeitos colaterais inaceitáveis. Sem contar a baixa eficácia de alguns remédios. Felizmente, não é mais assim.

Há uma nova geração de drogas para tratar a obesidade — algumas já disponíveis  no mercado e outras em estudo — que são seguras e capazes de promover perdas de peso relevantes, com melhora clara de vários indicadores de saúde e de qualidade de vida. Essa é uma das nossas motivações para, ao lado da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), compilar o que existe de evidência a respeito das  medicações já aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com os principais dados de eficácia e segurança. 

Com mais de 50 páginas, esse posicionamento conjunto, “Tratamento farmacológico do indivíduo com obesidade e seu impacto nas comorbidades”, foi criado para guiar médicos especialistas e não especialistas, apresentando as diversas opções terapêuticas éticas e afastando os pacientes de tratamentos perigosos, ineficazes e de custo elevado, que infelizmente ainda são comuns em nosso país. 

Para baixar o documento, elaborado por quinze especialistas brasileiros com profundo conhecimento sobre o tema, todos estudiosos da obesidade, clique aqui.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO