22 de setembro de 2011
  • compartilhar:

Alimentos Industrializados: Vilões Entre Indígenas

Alimentos Industrializados: Vilões Entre Indígenas

Cada vez mais frequente entre a população indígena do Amazonas, o consumo de alimentos industrializados – refrigerantes, açúcar, biscoitos recheados, produtos com altos teores de gorduras etc – tem sido responsável por 1% a 2% do índice de obesos e desnutridos nas aldeias, atingindo principalmente crianças e mulheres grávidas. A constatação é do Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus – Dsei.

Segundo profissionais de saúde do Dsei, o quadro se explica pela proximidade das aldeias com os centros urbanos, como Manaus, o que facilita a introdução dos hábitos não indígenas. Somente nas proximidades da capital amazonense existem 19 municípios com aldeias indígenas, num total de 24 mil índios.

Segundo a nutricionista Clara Araújo, da Secretaria Especializada de Saúde Indígena, ligada ao Ministério da Saúde, a ocorrência de obesidade e desnutrição nas aldeias se verifica em todo o país.

O problema, de acordo com a nutricionista, vem sendo combatido por profissionais de nutrição alocados junto aos Dseis, Casas de Saúde Indígena (Casais) e nas aldeias. Uma das preocupações das equipes é “não conflitar a medicina científica com a medicina tradicional dos índios”, o que vem apresentando bons resultados.

Leia Mais
Comida Industrializada Causa Obesidade e Desnutrição em Índígenas

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO