05 de abril de 2016
  • compartilhar:

Acalmando a resposta do cérebro a determinados alimentos

Em uma apresentação de destaque na ENDO 2016, Olivia Farr e seus colegas demonstraram que a liraglutida funciona – pelo menos em parte – reduzindo a resposta do cérebro aos alimentos altamente desejáveis, como bolos, doces e batatas fritas. Usando ressonância magnética funcional, os pesquisadores observaram menor ativação nos centros de recompensa no córtex cerebral após a exposição a imagens desses alimentos, em comparação com imagens de frutas, legumes e outros alimentos menos palatáveis. A pesquisadora explicou que esta diminuição significativa da ativação, que os indivíduos que faziam uso da liraglutida tiveram, se traduziu clinicamente por uma menor atenção pelos alimentos altamente desejáveis, bem como o seu consumo ser menos gratificante do que normalmente seria sem uso de liraglutida. Este é um indicativo de que o medicamento pode vir a ser melhor para perda de peso em pessoas que tendem a comer mais alimentos ricos em gordura como forma de recompensa, como quando estão estressadas. O estudo, segundo a autora, identifica alvos neurais para a terapêutica de perda de peso mais eficazes no futuro.

Notavelmente, a pesquisa de Farr demonstrou, pela primeira vez, que os receptores de GLP-1 – os mesmos receptores que agem sobre liraglutida – estão presentes no cérebro. A dose de liraglutida utilizada na pesquisa foi a dose mais baixa (1,8 mg), a mesma utilizada para tratar o diabetes. A dose para tratar a obesidade (Saxenda) é mais elevada (3 mg)

A Endocrine Society destacou a pesquisa de Farr como uma das mais marcantes apresentadas em sua reunião anual em Boston no final de semana passado, porque estabelece as bases para futuras pesquisas para compreender o papel de drogas que agem sobre os receptores de GLP-1 no tratamento da obesidade. Abre também a possibilidade de alvos para novas drogas que podem vir a ser ainda mais eficazes.

Mais informações sobre o estudo aqui.

 

 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO