15 de setembro de 2017
  • compartilhar:

Rótulos: Chile usa sistema de octógonos em rotulagem de alimentos

Desde junho do anos passado (2016), o Ministério da Saúde Chile utiliza um novo sistema de rotulagem de alimentos, o sistema de octógonos, para ajudar à população a controlar os níveis de açúcares, gorduras saturadas, sódio e calorias. Os alimentos que excedem as quantidades permitidas pela norma recebem um rótulo indicando “alto nível de açúcares”, “alto nível de gorduras saturadas”, “alto nível de sódio” ou “alto nível de calorias”. Em paralelo, iniciaram uma campanha entre a população para convidar os cidadãos a reduzir o consumo de produtos que tenham essas etiquetas em formato de octógono e dar preferência as que não tenham No país, cinco de cada 10 crianças estão acima do peso.

O novo sistema visa facilitar a leitura, que costuma ser muito complicada para um leigo e possibilitar que as pessoas façam melhores escolhas.

A presença de um ou mais selos indica que o alimento é pouco saudável e apresenta níveis superiores aos permitidos pelo Ministério da Saúde do Chile e constitui uma advertência para o usuário que o consumo frequente destes produtos pode levar ao desenvolvimento de doenças como diabetes, infarto ou alguns tipo de câncer.

E é este modelo que as entidades brasileira de saúde, entre elas a Abeso, propõe que seja adotado no Brasil.

Veja o posicionamento oficial sobre o tema.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO