03 de novembro de 2016
  • compartilhar:

Obesidade infantil sobe novamente na Inglaterra, revela relatório NHS

Quase 10% das crianças no primeiro ano de escolaridade na Inglaterra são obesas, de acordo com dados que também expõem a crescente divisão de classe. De 2014 para 2015, o número de crianças com obesidade na faixa de dez e 11 anos de idade, no último ano do ensino fundamental, também subiu de 19,1% em 2014-15 para 19,8%.

Um número crescente de crianças está se tornando obesa na faixa de quatro a cinco anos de idade, como apontam os números do NHS, suscitando preocupação renovada sobre a crise de obesidade. O número de crianças com obesidade, nessa faixa etária, na Inglaterra chega a 9,3%, em 2015-2016, sendo que no período anterior, de acordo com o Programa Navional de Medição de Crianças (NCMP), era 9,1%.

O fato é que a obesidade está aumentando entre as crianças em seus primeiros e últimos anos na escola primária, de acordo com as últimas medidas anuais do índice de massa corporal (IMC) das crianças na Inglaterra.

Os meninos estão mais perigosamente acima do peso do que meninas. Entre os alunos de acolhimento, 9,6% dos rapazes estavam com obesidade, em comparação com 9,1% das meninas.

Os números revelam que a obesidade infantil está subindo novamente após ter caído ligeiramente em 2014-15.

As estatísticas também sublinharam a grande divisão de classes. O relatório do NHS Digital constatou prevalência de obesidade nas crianças que vivem nas áreas mais desfavorecidas (12,5%), chegando ao dobro daquelas vivendo nas áreas mais desfavorecidas (5,5%). No sexto ano, 26% das crianças que viviam nas áreas mais desfavorecidas tinham obesidade, contra 11,7% nas áreas mais desfavorecidas.

Nacionalmente, o número de crianças de acolhimento com sobrepeso ou obesidade também aumentou, de 21,9% para 22,1%. O mesmo quadro surge com alunos do sexto ano, cujo número crianças com sobrepeso e obesidade obesos aumentou de 33,2% para 34,2%.

Especialistas expressaram profunda inquietação com os números e tendência ascendente, cada vez mais crianças estão deixando a escola primária acima do peso ou com obesidade, e os níveis estão aumentando.

O número de crianças com obesidade de 10 e 11 anos de idade é o mais alto desde que as crianças começaram a ser rotineiramente pesadas ​​e medidas, em 2006-07. Nesse ano, 17,5% dos alunos do 6º ano encontraram-se nessa categoria. No ano passado, foi de 19,8%, mesmo superior ao recorde anterior de 19,2%, em 2011-12.

O fato é que a tendência, ao longo da última década, não mostra sinais de abrandamento, e esta notícia preocupante é algo que poderia ter sido evitado com mais ação do governo.

A Obesity Health Alliance, uma coalizão de instituições de saúde e organizações médicas, disse que os números devem atuar como um alerta. "Ano após ano, somos confrontados com números decepcionantes que revelam uma tendência cada vez mais preocupante – o número de crianças com obesidade e com excesso de peso no Reino Unido não está caindo e está de fato aumentando", disse um porta-voz.

Ele sugere que o governo introduza o imposto sobre os refrigerantes altamente açucarados no prazo previsto, em 2017, entre outras medidas para reduzir a quantidade de açúcar em seus produtos industrializados, em especial, os direcionados às crianças e adolescentes.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO