O Dia Mundial da Obesidade, desde 2015, é comemorado na mesma data do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, 11 de outubro. A Abeso, como departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), desenvolveu uma campanha, em 2014, com foco na prevenção da obesidade, em especial, em crianças, com o mote “Mudar para Viver Mais e Melhor”, com atendimento e orientação à população. Este ano, alinhada à World Obesity Fedaration, a Sbem Nacional e a Abeso lançam a campanha “Obesidade: eu trato com respeito”. O foco principal continua sendo a criança, mas também a sensibilização para um novo olhar sobre a obesidade e seus riscos.
OBESIDADE É DOENÇA!
Obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.
No mundo
A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões, obesos.
O número de crianças com sobrepeso e obesidade poderá chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.
No Brasil
2016 – Mais de 50% da população tem excesso de peso (na faixa de sobrepeso e obesidade).
OBESIDADE na infância
Caso nada seja feito para reverter a curva de crescimento, em 2025, 11,3 milhões de crianças no país estarão com excesso de peso.
A hora de agir é agora!
A obesidade coloca a saúde das crianças em perigo imediato
Projeção para 2025…
427 mil crianças terão intolerância à glicose reduzida
150 mil terão diabetes tipo 2
1 milhão terá hipertensão arterial
1,4 milhão terá esteatose hepática não alcoólica em estágio 1
Mudar hoje para viver mais e melhor
As crianças devem fazer 1 hora de atividade física, de moderada a intensa, todos os dias.
É preciso consumir pelo menos 5 porções de frutas e verduras todos os dias.
Antes dos dois anos de idade, não exponha a criança a TVs, tabletes ou smartphones. Após os dois anos de idade, o tempo máximo de tela não deve ultrapassar 2 horas/dia.
O consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar, não deve fazer parte da rotina alimentar.
Manifesto Abeso – Obesidade: eu trato com respeito
(nas redes sociais, use a hashtag #obesidadeeutratocomrespeito)
Tratar a obesidade com respeito implica disseminar informações sobre o assunto de maneira responsável, checando suas referências. É deixar o sensacionalismo de lado ao abordar o tema. É não dar destaque a dietas milagrosas que colocam em risco a saúde e a vida das pessoas.
Tratar a obesidade com respeito é respeitar o paciente obeso. Respeitar a sua condição, é não reforçar a ideia errada de que a obesidade é culpa de quem tem. Tratar a obesidade com respeito é reconhecer que ela é uma doença crônica multifatorial.
Tratar a obesidade com respeito é investir na criação de políticas públicas de prevenção e tratamento, investir em protocolos e diretrizes junto às sociedades do setor para atender da melhor maneira o paciente obeso, tanto no âmbito público quanto no privado. É investir no acesso ao tratamento multidisciplinar.
Tratar a obesidade com respeito é integrar o tema aos currículos das escolas de medicina e de outras profissões ligadas ao atendimento do paciente obeso. É investir em atualização contínua desses profissionais.
Tratar a obesidade com respeito é respeitar a ciência e suas descobertas, e apoiar estudos na área. É reconhecer a necessidade do acesso ao tratamento completo, que pode, sim, incluir medicamentos, como em qualquer doença crônica. É considerar a cirurgia bariátrica como parte do tratamento, quando necessário.
Serviço:
Acompanhe nas redes sociais:@prevenção da obesidade, no Facebook, Twitter, @diamundialdaobesidade no Instagram
Use as Hashtags: #obesidadeeutratocomrespeito, #diamundialdaobesidade, #worldobesityday
Folder disponível para download >>> aqui