25 de julho de 2016
  • compartilhar:

Descoberta variante genética que aumenta de 30 a 40% o risco de desenvolvimento de obesidade

Ela poderia estar em seu DNA. Uma variante do gene que aumenta o risco de obesidade de uma pessoa de 30 a 40% é o mais forte preditor genético de peso corporal em seres humanos que se descobriu até agora.

Ter apenas uma cópia de uma variante particular de um gene chamado CREBRF está associado com um aumento de 1,5 do IMC. Para uma pessoa que pesa 83 kg, com 1,75m de altura, seria a 4,6 quilogramas a mais em sua balança.

A variante genética foi descoberta durante a análise genômica de 5.000 pessoas em Samoa, onde as taxas de obesidade estão entre as mais altas do mundo. Ryan Minster, da Universidade de Pittsburgh, Pennsylvania, e sua equipe descobriram que um quarto dos samoanos têm essa variante, que pode ter evoluído durante sua história de colonização do Pacífico Sul. "Eles tiveram que suportar viagens entre ilhas e, posteriormente sobreviver naquelas ilhas", diz Minster.

A variante CREBRF parece ser rara em outras populações, mas estudar como funciona o gene pode ajudar os pesquisadores a entender melhor a obesidade. Ela funciona como se tentasse armazenar o máximo possível de energia, estocando gordura no corpo.

Como as dietas mudaram nos últimos anos, com a introdução e aumento no consumo de alimentos ultraprocessados e a redução da atividade física, houve um grande impacto no aumento de peso da população. Isso explica porque 80% dos homens e 9% das mulheres lá estão acima do peso.

No diabetes
No entanto, a equipe não encontrou associação entre o gene variante e diabetes, embora as duas condições normalmente andem de mãos dadas. Na verdade, os portadores da variante tinham taxas significativamente mais baixas de diabetes.

Jornal de referência: Nature Genetics, DOI: 10.1038 / ng.3620

 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO