25 de novembro de 2015
  • compartilhar:

Morre, aos 74 anos, Alfredo Halpern, pioneiro no estudo da obesidade no Brasil

É com pesar que comunicamos que o pioneiro do estudo da obesidade no Brasil, Dr. Alfredo Halpern, morre aos 74 anos

Nesta manhã de quarta-feira (25), a endocrinologia brasileira perde o médico que sempre olhou para o obeso como um paciente; para obesidade como uma doença. Foram 15 meses de luta desde o diagnóstico de câncer de pâncreas.

Dr. Alfredo Halpern foi um dos fundadores da Abeso, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, em 1996.

Alfredo Halpern nasceu na cidade de São Paulo, em 29 de agosto de 1941.

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1966, na 49a turma dessa prestigiada escola médica. Fez dois anos de residência em clínica médica (1967 e 1968) na Primeira Clínica Médica e, em 1969, iniciou seu aprendizado específico de endocrinologia e metabologia.

Ao mesmo tempo tornou-se assistente do pronto-socorro do Hospital das Clínicas, tendo permanecido neste posto até 1973, quando foi contratado pelo Departamento de Clínica Médica, onde permaneceu até recentemente.

Defendeu doutorado em 1973 com a tese Efeitos da Fenformina e do Álcool em Indivíduos Obesos Diabéticos e Não Diabéticos.

Tornou-se professor livre-docente em clínica médica no Departamento de Clínica Médica da Universidade de São Paulo em 1986, com a tese Imunoglobulinas Tireoativas no Bócio Endêmico.

Fundou o Grupo Geral da Disciplina de Endocrinologia do hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em 1977 e o Grupo de Obesidade (agora chamado de Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica) em 1987. Foi chefe desse durante anos, depois permanecendo como professor. Criou também a disciplina “Obesidade” na pós-graduação da Universidade de São Paulo.

Foi orientador de pós-graduação da Disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Universidade de São Paulo, tendo formado vários doutores e mestres há mais de 15 anos.

Publicou vários livros médicos; teve mais de 200 artigos científicos (nacionais e internacionais) e capítulos escritos em mais de 30 livros especializados. Tem mais de 300 mil exemplares de livros para leigos vendidos, dentre os quais, o mais famoso “A Dieta dos Pontos”, pelo selo Saúde!, da editora Abril, "Entenda a Obesidade e Emagreça" e "Obesidade" já não mais disponíveis.

Escrevia mensalmente uma coluna mensal na revista Saúde!, da editora Abril. Era consultor médico do programa Bem Estar, da Rede Globo de Televisão.

Consagrou-se como um das maiores autoridades, quando o assunto era obesidade. Do grande público, ficou conhecido pela criação de um sistema de pontos, que simplifica a contagem de calorias, facilitando esta contagem e a escolha dos alimentos por meio de uma tabela. Sempre preconizou que o paciente poderia comer de tudo, desde que com equilíbrio.

Grande comunicador, encontrou na TV enorme receptividade, conquistando os telespectadores com seu jeito direto, sem rodeios, com o uso de uma linguagem acessível.

Recentemente, teve um artigo publicado na maior revista de medicina do mundo, o New England Journal of Medicine. O tema foi estudo o que levou à aprovação, na Europa e EUA de um novo medicamento para o tratamento da obesidade. “Publicar numa revista desse impacto é uma grande realização para qualquer médico pesquisador e também engrandece a pesquisa e a produção brasileira”, considerou o filho, o também endocronologista, Bruno Halpern, à época.

Dr. Alfredo Halpern morreu no hospital, deixa a mulher Cintia Cercato e os filhos Rogério, Renata, Karina, Bruno e Mariana. E a neta, Laura, filha da Renata.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO