22 de outubro de 2015
  • compartilhar:

Substituir leite integral por leite desnatado é sempre benéfico?

Poucos ensaios clínicos randomizados examinaram os efeitos de leite reduzido teor de gordura (entre 0% a 2%) em comparação com leite integral no ganho de peso e/ou outros impactos sobre a saúde. Na falta de dados intervencionistas de alta qualidade, as diretrizes presumem que o conteúdo calórico inferior no leite de reduzido teor de gordura diminui a ingestão calórica total e, consequentemente, o ganho de peso excessivo.

Mas um estudo publicado no JAMA Pediatrics, de autoria de Ludwig e Willett, sugere que a ingestão de produtos lácteos de reduzido teor de gordura tendem a satisfazer menos, e a longo prazo não se teria como resultado a perda de peso. Porque haveria uma tendência à substituição por outros alimentos, na maioria das vezes, por carboidratos simples, o que levaria, ao contrário, ao ganho de peso.

Veja a análise de um dos diretores da Abeso, o endocrinologista Bruno Halpern, sobre o tema:

"Podemos ter surpresas quando vamos olhar recomendações nutricionais que costumamos fazer e o nível de evidência que elas carregam. Por exemplo, existe evidência de que recomendar leite desnatado é melhor que recomendar leite integral? Incrivelmente não, e pelo contrário, uma série de estudos de boa qualidade associam um maior consumo de leite integral com menos peso e mais saúde. Mas como, se ele é mais calórico e contém mais gordura saturada?

Lendo um editorial de grandes epidemiologistas nutricionais de Harvard, que mando em anexo, os autores discutem pontos muito interessantes: "leite desnatado é menos sacietógeno que o integral. se uma criança costuma tomar no café da manhã, 1 copo de leite integral e 2 bolachas, ao substituir pelo desnatado, ela corre um maior risco de comer a 3a bolacha, aumentando não só as calorias, mas a quantidade de açúcar refinado. Embora substituir gordura saturada por insaturada traga benefícios cardiovasculares, substituir gordura saturada por carboidrato não carrega benefício algum". Ou seja, quando recomendamos a substituição, é pensando nas calorias isoladas, mas esquecemos que nosso cérebro tem mecanismos próprios de fome e saciedade e é natural que numa dieta em que o número de calorias não seja rigorosamente contado, consumir um alimento menos sacietógeno aumenta a chance de consumir mais outro alimento. Isso significa portanto que devemos parar todos de consumir leite desnatado e passar ao integral? Não, é preciso individualizar a dieta e observar como é seu perfil, e analisar se essa supercompensação (ou uma maior fome) está ocorrendo com você, mas o mero consumo de leite desnatado não é, por si só, uma estratégia eficaz para controle do peso e de fatores de risco metabólicos."

Referências:

>>> http://goo.gl/VbtyLQ
>>> http://goo.gl/MXxADU

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO