28 de novembro de 2012
  • compartilhar:

Bebidas Açucaradas Aumentam Obesidade

Bebidas Açucaradas Aumentam Obesidade

Desenvolvido naUERJ pela doutora em Saúde Coletiva, Ana Carolina Reiff, estudo mostrou que o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas altera o metabolismo de adolescentes, tornando-os propensos a ficarem obesos.

Segundo Rita Adriana Gomes de Souza, também doutora pela UERJ em Saúde Coletiva, existe uma relação direta entre o consumo excessivo dessas bebidas, a elevação da obesidade e o aumento de óbitos de pessoas com diabetes. Os dados do trabalho apontam as bebidas açucaradas como uma das grandes contribuidoras da obesidade.

“O açúcar contido nas bebidas açucaradas apresenta rápida absorção, efeito esse com importante papel nos níveis glicêmicos sanguíneos”, explica.

Rita considera que o Brasil – onde o Inquérito Nacional de Alimentação (INA/IBGE) mostrou que os refrigerantes são uma das maiores médias de consumo diário per capta (94,7 g/dia) – deveria fazer o mesmo que Nova York (EUA) com relação à proibição dos refrigerantes em tamanhos gigantes. 

“O aumento das porções é um fator na manutenção de elevado consumo de energia, causando um superconsumo, contribuindo para o aumento da prevalência de obesidade na população”, ressalta.

No entanto, alerta que tal medida não seria eficaz isoladamente, já que a obesidade é de natureza multifatorial.

Leia Mais:
Obesidade: Atenção Também às Bebidas
Bebidas Doces Aumentam Risco de Doenças no Coração
Refrigerantes Grandes São Proibidos em Nova York

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO