16 de novembro de 2009
  • compartilhar:

CFM: Cirurgia para DM e SM Ainda São Experimentais

CFM: Cirurgia para DM e SM Ainda São Experimentais
Por Beth Santos

Em resposta a pedido de informações encaminhado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Federal de Medicina (CFM) acaba de aprovar parecer considerando ainda experimental a técnica cirúrgica de interposição ileal para fins de tratamento do Diabetes Mellitus e da Síndrome Metabólica. Sugeriu também a criação de uma Câmara Técnica dentro da entidade para apresentar proposta de Resolução específica sobre o assunto.

No mesmo parecer o CFM acatou, integralmente, a conclusão de processo de consulta semelhante, realizado no âmbito do Conselho Regional de Medicina de Goiás (CRM-GO). O CFM realizou ainda amplo levantamento sobre as cirurgias para obesidade mórbida e suas indicações. Veja mais detalhes no site do CFM.

Protegendo os Pacientes
O Dr. Hilton Libanori, membro do Departamento de Cirurgia Bariátrica da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) comenta, a propósito, que “a posição adotada pelas diversas sociedades relacionadas à cirurgia da obesidade, incluindo a ABESO e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) está contida no Consenso Bariátrico.”

Prossegue o Dr. Libanori: “Confirmamos a posição da AMB quanto às novas operações que, antes de serem colocadas em prática, devem ser estudadas em protocolos de pesquisa bem estabelecidos, registrados e aprovados pelo CONEP e, após essa fase, aprovada pelas câmaras técnicas da AMB. Dessa forma, estaremos nos protegendo e aos nossos pacientes. As Resoluções 196/96, do CNS, e 1499/98, do CFM, têm força de lei e devem ser seguidas”, conclui o especialista

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO