10 de janeiro de 2009
  • compartilhar:

Ansiedade e Depressão Duplicam em Jovens com Excesso de Peso

O equilíbrio emocional das crianças espanholas, entre os quatro e os 14 anos de idade, sofrem impacto negativo quanto mais avança entre elas o excesso de peso, o sedentarismo e a má alimentação. Segundo estudo realizado na Espanha, transtornos como ansiedade e depressão duplicam quando comparados com o grupo com maiores níveis de atividade física e melhor alimentação.
 
O trabalho ouviu 430 jovens, através de questionários aplicados em consultas de saúde, e revelou que a má alimentação tomou conta desta faixa etária. Apesar de a amostragem não ser grande, confirma tendência revelada em estudos anteriores.


Cerca de ¼ dos participantes têm hábitos nutricionais “muito maus” e em torno da metade deles fez da fast-food um hábito, não consumindo vegetais nem sequer uma vez por dia. Apenas 40% comem uma fruta ou consomem sucos ao menos uma vez por dia.


Em torno de 49% dos jovens que responderam aos questionários foram classificados dentro de um nível nutricional médio ou baixo – 19% e 24%, respectivamente. A pré-obesidade e a obesidade atingem 16% deste público. “Os jovens espanhóis afastam-se cada vez mais da dieta mediterrânea. Comer em casa deixou de ser sinônimo de alimentação saudável”, afirmou Luis Serra, um dos autores do estudo e diretor do Centro de Pesquisa em Nutrição Comunitária da Universidade de Barcelona.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO