27 de dezembro de 2007
  • compartilhar:

Obesidade Reduz Chances de Engravidar

Um estudo realizado na Holanda identificou uma redução de 45% nas possibilidades de gravidez natural em mulheres obesas. Além da dificuldade de concepção natural, também se concluiu que o excesso de peso diminui ainda a eficácia das técnicas de reprodução assistidas.


Dr. Jan Willem van der Steeg, autor principal do trabalho, disse que o estudo mostra que as mulheres obesas, apesar de terem, de igual modo, ciclos regulares, têm menos probabilidade de engravidar.


Apesar de ainda ser uma hipótese, os investigadores apontaram a leptina como a responsável pela infertilidade. A quantidade desse hormônio aumenta proporcionalmente ao ganho de gordura corporal. Por isso, poderia intervir na produção de esteróides nos ovários e diminuir as possibilidades de fertilização.


Os participantes do estudo eram casais com problemas de fertilidade, mas que aparentemente não tinham problemas para desenvolver uma gravidez (as mulheres tinham a ovulação regular e os homens, um espermograma dentro dos padrões de normalidade). As três mil participantes tentavam engravidar há mais de um ano. Os investigadores analisaram dados como o IMC e os relacionaram às possibilidades de engravidar. O estudo foi realizado por pesquisadores de várias universidades holandesas, que mantêm estudos sobre infertilidade.


A pesquisa concluiu que as mulheres com IMC=35 reduzem em 26% as chances de desenvolver uma gravidez , em comparação às que têm IMC entre 21 e 29. Se o IMC for 40, as probabilidades se reduzem em 43%. Outra conclusão do estudo foi que para cada ponto de aumento do IMC, a probabilidade de engravidar se reduz em cerca de 5%.


Fonte: Diário Digital / Lusa


 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO