12 de julho de 2023
  • compartilhar:

Nota oficial: União Europeia investiga medicamentos para perda de peso

A Abeso, mais uma vez ao lado da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), faz questão de se posicionar  em uma nota oficial, trazendo esclarecimentos importantes diante da decisão da EMA, a Agência Europeia de Medicamentos,  de investigar a liragutida e a semaglutida, princípios ativos de medicamentos usados no controle da obesidade e do diabetes.

Essas investigações são de praxe quando há alguns relatos de farmacovigilância, principalmente com medicações para tratar doenças comuns. E só servem para demonstrar que as agências regulatórias se preocupam com a segurança de qualquer medicamento.

Aliás, adiantamos que os dados de segurança até o momento não apontam qualquer relação de causa e efeito entre o uso dessas moléculas e pensamentos suicidas ou de automutilação. 

E nos preocupamos com pacientes que, assustados com a notícia, cogitam largar o seu tratamento.

Reforçamos que é fundamental que esses medicamentos sejam usados única e exclusivamente com prescrição médica e que todas as dúvidas geradas por essa investigação devem ser tiradas com o profissional de Medicina que fez a prescrição.

Ao clicar neste link, você encontra a nota oficial, na qual enfatizamos o compromisso de manter os nossos sócios e a população em geral atualizados sobre todas as informações dessa investigação.

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO