31 de março de 2023
  • compartilhar:

A história de Geisa dos Santos

O depoimento abaixo faz parte de uma série de textos enviados por pessoas com obesidade e selecionados para a nossa campanha, realizada ao lado da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Síndrome Metabólica) e da World Obesity Federation

Ele foi enviado por Geisa Maria dos Santos, de Rio das Ostras, Rio de Janeiro. Leia a seguir.

Meu nome é Geisa, tenho 40 anos e comecei a engordar aos 9. Não foi fácil ver meus seios crescendo junto com o meu rosto e todo o meu corpo!  A criança gordinha termina sendo isolada das outras e acaba que ninguém percebe. Por isso, fui ficando tímida. 

Antes, sempre fazia questão de participar das festas escolares. Era a primeira a me candidatar nas danças. Mas, quando fui pegando peso, eu simplesmente perdi a vontade de dançar e interagir. Esqueci como era sambar, por exemplo. Na adolescência, então…

Hoje, aos 40 anos, ainda não é fácil. Nada melhorou. Ser gordo não é uma opção. Eu não sou descuidada. Eu não saio por aí devorando tudo que aparece na minha frente!Não, não é assim.

 Meu irmão teve a sorte de ter um plano de saúde e finalmente fazer a bariátrica em agosto do ano passado. Eu o acompanhei na internação e é muito gratificante vê-lo emagrecendo e determinado. Quem sabe um dia eu possa fazer bariátrica também?

Não foco a vida nisso e sei que, no momento, não tenho recursos para o tratamento cirúrgico. Mas, quando aconteceu o Dia Mundial da Obesidade, refleti: não tenho vergonha de mim, mas preciso dizer que temo pela minha saúde e pela minha qualidade de vida.”

Hoje no dia mundial de combate a obesidade, eu não tenho vergonha de mim, eu temo pela minha saúde e qualidade de vida!

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO