09 de setembro de 2016
  • compartilhar:

Tapioca ou pão?

A tapioca é feita a partir da fécula de mandioca e o pão é feito com farinha de trigo. Os dois são fontes de carboidratos que fornecem energia para o nosso corpo.

Tanto a tapioca como o pão branco tem alto índice glicêmico, o que significa que ao serem digeridos no nosso organismo, são absorvidos rapidamente. Além disso, são pobres em micronutrientes (vitaminas e minerais).

Na tabela abaixo, temos um comparativo do valor nutricional do pão francês, da fécula de mandioca e da fécula de mandioca hidratada (esta é a que compramos no supermercado para o preparo de tapioca em casa):

 

Pão francês

1 unidade (50g)

Fécula de Mandioca

(50g)

Fécula de Mandioca hidratada

(50g)

Valor energético (kcal)

150

165

117

Carboidratos (g)

29

40

27

Proteínas (g)

4

0.3

1

Gorduras (g)

1.6

0.1

0

Fibras (g)

1.2

0.1

0

Sódio (mg)

324

1

0

Concluindo, nenhum alimento é perfeito ou completo. Por isso, os dois podem ser incluídos dentro de uma alimentação equilibrada. Normalmente recomendamos uma alimentação rica em fibras e aí pensamos no pão integral. Também é possível adicionar semente de chia ou linhaça durante o preparo da tapioca. Assim conseguimos aumentar um pouco o valor nutricional. Mas a dieta (dieta = alimentação) é para o resto da vida, então a melhor solução é ter variedade nas refeições, para não cair na monotonia e para garantir o consumo de todos os nutrientes que precisamos.

*Dicas Renata Bressan, departamento de Nutrição da Abeso

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO