25 de Maio de 2012
  • compartilhar:

Risco de Obesidade Pode Dobrar em Bebês de Parto Cesariano

Risco de Obesidade Pode Dobrar em Bebês de Parto Cesariano

Cientistas americanos reafirmaram a teoria de que crianças nascidas por cesárea têm mais riscos de sofrer obesidade. A pesquisa acaba de ser publicada na revista Archives of Disease in Childhood. Estudo semelhante a este
foi feito, ano passado, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, comprovando que bebês que vêm ao mundo por cesariana apresentam 58% mais chances de se tornarem obesos na idade adulta.

Segundo os pesquisadores americanos do Boston Children´s Hospital, em Massachusetts, quando as crianças atingem os três anos de idade, o nível de obesidade é duas vezes maior entre as que nasceram por cesariana.

Motivo

O motivo, de acordo com os cientistas, é que a cirurgia possa afetar a flora bacteriana do aparelho digestivo, causando alterações no modo como o alimento é digerido.

A pesquisa acompanhou 1.255 mulheres com seus bebês de 1999 a 2002. Após verificarem o peso dessas crianças na hora do nascimento e ao atingirem os três anos, constataram que, do grupo de nascidos por cesariana, 16% eram considerados obesos nessa faixa etária – mais que o dobro da taxa entre nascidos por parto normal: 7,5%.

Além disso, descobriram que mulheres que fizeram cesariana tinham propensão a pesarem mais do que as de parto normal. Tal característica poderia influenciar a obesidade de seus filhos.

Mesmo com esses resultados, o porta-voz do Royal College de obstetras e ginecologistas, Patrick O´Brien, considerou a amostra do estudo ainda é pequena, sendo necessário replicar esses resultados em um grupo maior de mulheres.

Leia Mais:
Bebês de Cesariana Têm Mais Propensão à Obesidade


comentários

assine nossa newsletter

nome

e-mail

especialidade