04 de junho de 2012
  • compartilhar:

Reino Unido Quer que Escolas Ensinem Autoestima aos Alunos

Reino Unido Quer que Escolas Ensinem Autoestima aos Alunos


Duas em cada três pessoas no Reino Unido não estão felizes com seus corpos. A constatação veio do estudo The Reflections on Body Image, divulgado pelo grupo All Party Parlamentary e a Young Mens Christian Association
(YMCA). Em consequência disso, deputados britânicos estão propondo a introdução de aulas de imagem e expressão corporal nas escolas.

A pesquisa mostrou que a imagem corporal é a principal preocupação de um em cada cinco meninos e de uma em cada três meninas de 10 anos, que declaram ser este o maior motivo de bullying.

Até mesmo meninas bem novinhas, de cinco anos de idade, já se preocupam com a aparência, com base nas mensagens que estão vendo ao seu redor, sendo que as cirurgias plásticas aumentaram quase 20% no país desde 2008.

Cultura de Celebridades

Segundo os especialistas, a avalanche de imagens de corpos ditos perfeitos através da mídia seria uma das principais causas da falta de autoestima na população. É a chamada “cultura das celebridades”, tão propagada, mas correspondida apenas por 5% das pessoas.

Independente de idade, gênero, sexualidade, etnia, tamanho ou forma do corpo, o estudo revelou que a insatisfação é uma questão que afeta toda a sociedade, acarretando problemas de relacionamento e baixa autoestima, além de bloqueios na progressão escolar e no trabalho.

Transtornos Alimentares

A pesquisa também apontou que cerca de metade das meninas e até um terço dos meninos fazem dietas para emagrecer, levando a mais uma preocupação: a dos transtornos alimentares.

Foram ouvidos acadêmicos, instituições de caridade, peritos públicos, entre outros, concluindo que acabar de vez com dietas pode reduzir em 70% os casos de transtornos alimentares no país.

As estatísticas mostraram que mais de 95% das pessoas no Reino Unido que fizeram dieta recuperam o peso perdido; 1,6 milhão convivem com transtornos alimentares e até um em cada cinco pacientes de cirurgia plástica poderia sofrer de transtorno dismórfico corporal, também conhecido como síndrome da distorção da imagem.

Leia Mais:
Ansiedade e Depressão Duplicam em Jovens com Excesso de Peso
De Mãe para Filha
Esporte e Transtornos Alimentares

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO