23 de Maio de 2012
  • compartilhar:

Proteína Óssea Pode Ativar Queima de Gordura Corporal

Proteína Óssea Pode Ativar Queima de Gordura Corporal


Uma proteína óssea, também presente no cérebro, possibilita a queima de gordura do corpo. A descoberta acaba de ser feita por cientistas espanhóis e representa uma esperança para auxiliar na criação de medicamentos antiobesidade.


Pensava-se, até pouco tempo, que somente bebês e alguns mamíferos dispunham da chamada gordura marrom, capaz de aumentar o calor corporal e iniciar a queima de calorias. Porém, pesquisas recentes já demonstraram
que este tipo de tecido adiposo também está presente nos humanos adultos, assim como a gordura branca, que causa sobrepeso e obesidade.


Com a nova descoberta, mais um fator para a queima de gorduras vem ajudar nas pesquisas contra a obesidade.

Suplementos

Para realizar o estudo, os cientistas injetaram suplementos da proteína morfogenética óssea 8B (BMP8B) – substância ligada aos fatores de crescimento e responsáveis pela formação de ossos, cartilagens e tecidos conjuntivos – em ratos de laboratório.

Ao elevar os níveis desta proteína no hipotálamo cerebral dos ratos, os pesquisadores verificaram que isto era suficiente para aumentar bastante a temperatura corporal dos animais. Ou seja: a queima de gorduras, tal como faz a gordura marrom.

Além disso, constataram que os animais carentes de BMP8B eram obesos, mesmo com ingestão alimentar reduzida.

Realizado no Centro de Pesquisa Biomédica em Rede de Fisiopatologia da Obesidade e da Nutrição (CIBERobn), na Espanha, e dirigido pelos doutores Francesc Villarroya (Universidade de Barcelona) e Miguel López (Universidade de Santiago de Compostela), o estudo contou com a participação de cientistas de Iowa (Estados Unidos), Estocolmo (Suécia), e Cambridge (Reino Unido). O trabalho será publicado na edição de maio da revista “Cell”.

Leia Mais:

Gordura Ruim Pode Virar Boa


comentários

assine nossa newsletter

nome

e-mail

especialidade