20 de junho de 2012
  • compartilhar:

População da Terra Já Pesa 287 Milhões de Toneladas

População da Terra Já Pesa 287 Milhões de Toneladas
Por Sandra Malafaia

Duzentos e oitenta e sete milhões de toneladas. Este é o peso da população da Terra. Em estudo dedicado à Rio+20, pesquisadores da London School of Hygiene & Tropical Medicine mostraram que a epidemia da obesidade, que acomete diversos países, já transcende a saúde pública, afetando o equilíbrio do planeta.

De acordo com o estudo, desses 287 milhões de toneladas, 15 milhões se devem ao excesso de peso e 3,5 milhões à obesidade. A pesquisa também apontou os Estados Unidos como o país mais pesado da Terra, estando a maior parte do excesso de peso concentrada nos países ricos. Já a Coreia do Norte é o país mais leve, devido à fome.

Na 77ª posição na lista dos maiores índices de massa corporal do mundo (BMI, o indicador padrão para avaliar peso) está o Brasil. Ainda no estudo, elaborado em 2005, os brasileiros somam 3,10% das 287 milhões de toneladas, subindo para 4% no quesito “sobrepeso”.

Exagero

O exagero no consumo de alimentos, segundo a pesquisa, diminui a expectativa de vida dos indivíduos e associa-se a padrões insustentáveis de exploração dos recursos naturais. Tudo isso aliado a mudanças climáticas, à perda de biodiversidade e degradação ambiental.

Os pesquisadores também utilizaram dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e formularam uma tabela das nações mais gordas da Terra e seu índice de massa corporal em relação à distribuição da obesidade.

Assim, verificou-se que a Ásia, representante de 61% da população mundial, participa com apenas 13% do peso global. Um de seus países, a China, apesar de tão populosa, possui peso relativo por indivíduo muito menor nessa tabela. Outro país do mesmo continente, o Japão, foi destacado como o mais em forma do mundo, sendo que se todos tivessem o BMI dos japoneses, o peso total da humanidade reduziria em 5%.

O estudo foi publicado na revista científica “BMC Public Health”.

Veja, a seguir, a lista dos dez países mais pesados do mundo e a quantidade de adultos que eles concentram por tonelada. Em seguida, a escala dos dez mais leves:

Mais pesados:

·        Estados Unidos – 12,2
·        Kuwait – 12,9
·        Croácia – 13.1
·        Qatar – 13
·        Egito – 13.5
·        Emirados Árabes Unidos – 13,2
·        Trinidad e Tobago – 13.8
·        Argentina – 13.8
·        Grécia – 13.3
·        Bahrein – 13.6

Mais leves:

·        Coreia do Norte – 19
·        Camboja – 17.9
·        Burundi – 18.5
·        Nepal – 19.8
·        República Democrática do Congo – 18.7
·        Bangladesh – 20.2
·        Sri Lanka – 19.8
·        Etiópia – 18.9
·        Vietnã – 19.7
·        Eritreia – 19.2


Leia Mais:


Obesidade: Quem São os Responsáveis?


comentários

assine nossa newsletter

nome

e-mail

especialidade