04 de junho de 2008
  • compartilhar:

Pessoas com Sobrepeso São as Que Mais se Exercitam

Por Flavia Garcia Reis
04 de junho de 2008

Uma pesquisa realizada no Brasil, com 2.179 residências de diversos municípios e diferentes classes sociais, coletando dados de pessoas entre 18 e 65 anos, apurou informações sobre a prática de atividade física em pessoas com diferentes níveis de peso. A conclusão principal é de que 38% dos brasileiros praticam alguma atividade física. Entre homens e mulheres, a prática é maior no sexo masculino, com 48% contra 31% no feminino. A caminhada é a atividade preferida, entre todos, 60% dos entrevistados. Em segundo lugar está o futebol (21%), seguido da bicicleta (16%), da musculação (8%), da corrida (6%) e da natação (5%).

O estudo busca combater o crescimento da obesidade no país e foi coordenado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que é presidida pelo Dr. Luiz Vicente Berti. O levantamento mostrou, ainda, que 3% da população do país é composta de obesos mórbidos e mais da metade dos brasileiros está com sobrepeso.

Dividindo a população entre pessoas abaixo do peso, peso normal, com sobrepeso, obesidade leve e obeso mórbido, o grupo que mais pratica atividades é o com sobrepeso (42%), em seguida estão as pessoas de peso normal (39%) e abaixo do peso (35%). Dentre os obesos apenas 29% faz algum exercício.

Para o presidente da SBCBM, a pesquisa “revelou que a prática de exercícios físicos é muito inferior aos níveis recomendados”. Aliando esta circunstância ao fato de que o brasileiro não se alimenta corretamente, ele acredita que “se nada for feito para esclarecer a população, esses dois fatores tendem a agravar a situação atual da obesidade no país e causar um colapso no sistema de saúde pública, num futuro não muito distante”.


 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO