12 de maio de 2023
  • compartilhar:

Obesidade: Saúde abre consulta pública sobre incorporação do Saxenda, remédio semelhante ao Ozempic, no SUS

Liraglutida, princípio ativo do medicamento, tem o aval da Anvisa para atuar na redução de peso no país

Saxenda, remédio semelhante ao Ozempic, é aprovado no Brasil para obesidade.

Divulgação / Novo Nordisk

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), do Ministério da Saúde, abriu, nesta sexta-feira, uma consulta pública sobre a incorporação do Saxenda (liraglutida) na rede pública. O medicamento, semelhante ao Ozempic (semaglutida), é aprovado para tratamento da obesidade no Brasil.

A consulta ficará aberta até o dia 31 de maio, e recebe pareceres por meio do site da comissão. A abertura do processo é uma resposta ao pedido de incorporação do medicamento no SUS feito pela farmacêutica Novo Nordisk, analisado na 117ª reunião da Conitec, que ocorreu no final de março.

A consulta é um dos passos do processo que influenciam na decisão da comissão em dar uma recomendação favorável ou não ao ministério sobre a inclusão. Devido ao custo elevado do Saxenda, a proposta é para que o remédio seja ofertado de forma gratuita somente aos pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 35, com pré-diabetes e alto risco de doença cardiovascular.

A Novo Nordisk cita que o mesmo recorte populacional foi feito em outros serviços de saúde públicos, como o National Health System (NHS), no Reino Unido. “Com esta submissão, queremos reforçar nosso propósito em ampliar o acesso da população, por meio do sistema público de saúde, a mais opções de tratamentos que sejam eficazes no combate a doenças crônicas, como a obesidade”, defende Isabella Wanderley, gerente geral e vice-presidente corporativa da farmacêutica no Brasil.

Em entrevista recente ao GLOBO, o endocrinologista Fabio Trujilho, vice-presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), defendeu que os novos medicamentos para obesidade sejam eventualmente incorporados à rede pública, destacando que em muitos casos mudanças de hábitos não são suficientes.

— A acessibilidade é um gargalo, porque estamos falando de uma situação clínica muito comum e de remédios que não são baratos, sobretudo para a realidade brasileira. Num cenário ideal, esses medicamentos mais modernos poderiam ter um impacto positivo sobre as doenças se fossem cobertos pelos planos e, eventualmente, se fossem incorporados pelo SUS. Atualmente não temos nenhum na rede pública — disse o especialista em reportagem no fim de abril.

O que é o Saxenda, e para que ele é aprovado?

O Saxenda é o nome comercial da formulação da liraglutida aprovada para tratamento da obesidade pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil. A liraglutida é um fármaco da mesma classe do famoso Ozempic (semaglutida), os análogos de GLP-1.

O GLP-1 é um hormônio produzido pelo organismo que interage com diversos receptores no corpo. Os medicamentos simulam esse hormônio de forma sintética. Inicialmente eles foram desenvolvidos para diabetes tipo 2, já que o GLP-1 estimula a produção de insulina no pâncreas.

O Victoza é a versão da liraglutida vendida pela Novo Nordisk para pacientes diabéticos. Mais recentemente, o laboratório desenvolveu a semaglutida, que tem ação semelhante, porém levou a resultados superiores, e passou a vendê-la para tratar diabetes sob o nome de Ozempic.

Porém, com o tempo, observou-se que o GLP-1 também atua no estômago, diminuindo os movimentos gástricos e o tempo da digestão, e no hipotálamo, induzindo a sensação de saciedade. Consequentemente, os pacientes perdiam peso. Com isso, passou a ser utilizado também para tratar obesidade, com versões da liraglutida e da semaglutida de doses maiores recebendo o aval da Anvisa para esse fim, o Saxenda e o Wegovy, respectivamente.

O Saxenda já está disponível no Brasil, mas o Wegovy foi aprovado há pouco tempo, e a expectativa é que chegue ao país somente no segundo semestre deste ano.Acesse o link do portal do Jornal O Globo: https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2023/05/obesidade-saude-abre-consulta-publica-sobre-incorporacao-do-saxenda-remedio-semelhante-ao-ozempic-no-sus.ghtml

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO