14 de março de 2008
  • compartilhar:

Obesidade Infantil no Brasil Avança para Índice dos EUA

Por Sandra Malafaia
14 de março de 2008.

Pesquisa, realizada recentemente pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), mostra que o índice de obesidade infantil dos brasileiros vem se aproximando dos níveis encontrados nos Estados Unidos, onde 15% dos adolescentes estão obesos. A prevalência encontrada foi de 11,7%. Ainda segundo o estudo, três em cada dez jovens, de 10 a 19 anos, já estão acima do peso.

A pesquisa, realizada pelo Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária da universidade, analisou questionários aplicados a uma amostra de 260 alunos da Escola Madrid, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, RJ.

E, embora as estatísticas americana e brasileira tenham utilizado metodologias diferentes, os pesquisadores consideram que os números – 15% nos EUA e 11,7% encontrado na pesquisa da Uerj -tendem a se igualar. Destes últimos, 14,6% são do sexo masculino, restando 8,4% para as meninas. Já o total de adolescentes acima do peso foi de 27,3%.

Para classificar os indivíduos nas categorias de baixo peso, peso normal, sobrepeso e obesidade a pesquisa usou o Índice de Massa Corporal (IMC). Levando-se em conta que os jovens ainda estão em fase de crescimento, o critério adotado para o sobrepeso foi o da Organização Mundial de Saúde.

Assim, os adolescentes acima do porcentil 95 foram considerados obesos. Já os localizados na faixa entre 85 e 95 estão com sobrepeso.


 


comentários

assine nossa newsletter

nome

e-mail

especialidade