18 de março de 2011
  • compartilhar:

Obesidade Infantil Aumenta em Países Pobres

Obesidade Infantil Aumenta em Países Pobres
Por Beth Santos

Durante reunião de seu Comitê de Especialistas em Nutrição, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que, no continente africano, o número de crianças com sobrepeso saltou de 4 milhões, em 1990, para 13,5 milhões, em 2010. O problema já atinge 8,5% da população com até cinco anos de idade.

Na Ásia, no mesmo período, as porcentagens passaram de 3,2% para 4,9%. As principais causas apontadas são: alimentação hipercalórica, causada pelo maior consumo de alimentos industrializados; aumento do sedentarismo e crescente abandono da amamentação.

Francesco Branca, membro do comitê da OMS, explicou que “a razão pela qual as crianças se tornam obesas é que são menos ativas e os alimentos que consomem superam suas necessidades calóricas. Constatamos que nos países emergentes aumentou a oferta de alimentos industrializados que, geralmente, contêm mais açúcares e gorduras”.

Os especialistas reunidos em Genebra, Suíça, ressaltaram que, a esta mudança nos hábitos alimentares, soma-se uma queda do aleitamento materno nos países em desenvolvimento. Aliada a uma alimentação insuficiente das mães, forma um preocupante perfil de risco para estas crianças.

Leia Mais
Crianças com Sono Insatisfatório Têm Mais Risco de Desenvolver Sobrepeso
Crianças e Sobrepeso: Cada Vez Mais Cedo
Obesidade Precoce
Diagnóstico da Obesidade Infantil

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO