02 de outubro de 2009
  • compartilhar:

Obesas Têm mais Bebês com Problemas Cardíacos

Obesas Têm mais Bebês com Problemas Cardíacos
Por Beth Santos

Mulheres grávidas com excesso de peso ou obesas têm 18% mais chances de ter um bebê com problemas cardíacos congênitos, se comparadas a mulheres com peso normal. Esta foi a conclusão de estudo realizado pelo Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos EUA, publicado pelo American Journal of Obstetrics and Ginecology.

Os pesquisadores do CDC estudaram os dados de 6.440 bebês com problemas cardíacos congênitos e 5.673 que não apresentavam este quadro. Dos 25 tipos de problemas cardíacos analisados, 10 estavam associados com a obesidade das mães e cinco com o sobrepeso. Foram excluídas da pesquisa as mães com diabetes tipos 1 e 2, por serem fator de risco para problemas cardíacos.

O diretor do Centro Nacional sobre Defeitos de Nascimento e Problemas de Desenvolvimento do CDC norte-americano, Edwin Trevathan, afirmou que os defeitos cardíacos congênitos “estão entre os problemas de nascimento mais comuns e, entre todos estes, são a principal causa de doenças, morte e gastos médicos”.


comentários

assine nossa newsletter

nome

e-mail

especialidade