27 de janeiro de 2009
  • compartilhar:

Medicamento de Venda Livre contra Obesidade Entra na UE

Beth Santos


Dez anos depois de sua entrada no mercado brasileiro, a comercialização do medicamento orlistate, para combater a obesidade, acaba de ser liberada pela Comissão Europeia, na dosagem de 60mg e sem necessidade de receita médica – o primeiro nesta categoria no mercado europeu. Ainda neste trimestre ele deverá estar à venda em Portugal e, em seguida, nos demais países da União Européia (UE), onde recebe o nome de Alli. Nos EUA ele já está no mercado desde julho de 2007.


Segundo a Dra. Rosana Radominski, do Departamento de Medicamentos da ABESO, “o orlistate (Xenical-Roche, no Brasil) é um fármaco indicado para o tratamento da obesidade cuja ação é inibir parte da gordura ingerida, reduzindo desta forma o peso corporal.”


No Brasil ele é vendido em cápsulas de 160mg e utilizado três vezes ao dia, às refeições. A Dra. Rosana comenta que “observou-se que doses menores do orlistate (60mg, três vezes ao dia) também são eficazes na perda de peso.”


Segundo a endocrinologista, estudos mostraram que as pessoas perdem 50% mais peso do que com o uso isolado de dieta hipocalórica, “com menor índice de efeitos adversos (diarréia, fezes gordurosas e outros sintomas gastrointestinais).” A especialista diz que “é importante ressaltar que o medicamento, em ambas as dosagens, só é eficaz quando há adoção de um estilo de vida saudável, com redução da ingestão de alimentos calóricos (principalmente os ricos em gorduras) e o aumento da prática de atividade física.


comentários

assine nossa newsletter

nome

e-mail

especialidade