A obesidade das crianças pode estar ligada à percepção das mães (Foto: Thinkstock)
04 de junho de 2021
  • compartilhar:

Mais de 6 milhões de crianças estão com excesso de peso no Brasil

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 13,2% das crianças entre 5 e 9 anos são obesas

Entre os menores de 5 anos, o índice de sobrepeso é de 14,8% e o de obesidade, de 7%. Esses dados têm como base o Índice de Massa Corporal das crianças atendidas no SUS em 2019.

No Brasil, assim como em outros países onde a obesidade disparou nos últimos anos, o excesso de peso está relacionado, sobretudo, ao maior consumo de produtos industrializados – ricos em açúcar e gordura. Diminuir a ingestão desses alimentos já seria um avanço no combate à doença, mas vale lembrar que se trata de um problema multifatorial, que não se resume apenas à comida.

“Quando se fala em risco de obesidade, a genética responde por cerca de 30%. Os outros 70% vão depender de hábitos de vida, por exemplo, se a criança faz atividade física. Até a composição da flora intestinal importa, já que ela interfere em como o organismo estoca a gordura. Uma alimentação saudável compõe uma microbiota intestinal [conjunto de microrganismos que participam de vários processos, como a digestão] mais favorável a acumular menos gordura”, explica a endocrinologista Jacqueline Rizzolli, membro da diretoria da Abeso.

Link da matéria do Portal da Revista Crescer: https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/06/mais-de-6-milhoes-de-criancas-estao-com-excesso-de-peso-no-brasil.html


comentários

assine nossa newsletter

    nome
    e-mail
    especialidade