22 de julho de 2011
  • compartilhar:

Hipertensão: Mais Comum em Jovens Obesas

Hipertensão: Mais Comum em Jovens Obesas
Por Beth Santos

A prevalência de pré-hipertensão e hipertensão em crianças e adolescentes é maior entre as meninas, com excesso de peso e hábitos alimentares inadequados. Este é um dos resultados obtidos em estudo realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) ao avaliar fatores associados à hipertensão em 1.125 estudantes, de 7 a 14 anos, da rede pública de ensino de Salvador.

Publicados na revista Cadernos de Saúde Pública , da Fiocruz, os dados mostraram uma alta prevalência de pressão arterial alterada (14,1%). Deste total, 4,8% são de hipertensão e 9,3%, de pré-hipertensão.

Os resultados revelaram, ainda, 12,6% de ocorrência de sobrepeso e obesidade nos participantes da pesquisa. Destes, 8,7% tinham circunferência da cintura acima do recomendado, enquanto 35,7% eram sedentários. De acordo com os pesquisadores da UFBA, os participantes com excesso de peso mostraram três vezes mais chances de apresentarem hipertensão ou pré-hipertensão arterial.

Hábitos Alimentares

Os responsáveis pelo estudo atribuíram o número elevado de jovens acima do peso às mudanças nos hábitos alimentares da população brasileira, especialmente nos últimos anos. Cada vez mais, aumenta o consumo de alimentos industrializados, as refeições fora de casa e a substituição das refeições pelos lanches. Tudo isto resulta no maior consumo de sal, açúcar, produtos com elevados teores de gorduras, além da redução do consumo de frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

Fonte: Agência Fiocruz

Leia Mais
Adolescentes Obesos com Hipertensão 
Obesidade Infantil Aumenta em Países Pobres 
Obesidade Infantil no Brasil Avança para Índice dos EUA 
Escolas Paulistas Adotam Merenda com Menos Sal e Gorduras

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO