07 de janeiro de 2009
  • compartilhar:

Gordura Trans Será Eliminada Até 2010

Sandra Malafaia
Janeiro de 2009



A eliminação dos teores de gordura trans dos alimentos industrializados no país já tem prazo fixado. Se depender de um plano de metas, estabelecido entre o Ministério da Saúde (MS) e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), isso ocorrerá até o final de 2010.


Desenvolvido durante a segunda reunião do Fórum de Alimentação Saudável, que aconteceu no final de dezembro, em Brasília (DF), o plano segue os parâmetros recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que define um limite de 2% de gordura trans no total de gorduras que compõem os alimentos.


Segundo a assessoria de imprensa do MS, a partir de meados de janeiro, o fórum  – que também pretende definir alternativas para a diminuição de sal e de açúcar dos alimentos – terá reuniões periódicas através de um grupo técnico, composto por representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de universidades.


De acordo com o ministro da Saúde, José Temporão, a eliminação dos teores de gordura trans dos alimentos industrializados será feita de forma gradual, até a data estipulada, conforme as possibilidades da indústria.


O ministro ressaltou, ainda, a importância do apoio da Embrapa e de institutos de pesquisa para o desenvolvimento de novos grãos e matérias-primas adequadas à utilização industrial.


As novas medidas também serão baseadas em experiências internacionais bem-sucedidas, como a que ocorreu no Canadá, no período de três anos, onde foram realizadas importantes mudanças na composição dos alimentos.


comentários

veja também

assine nossa newsletter

nome

e-mail

especialidade