09 de setembro de 2011
  • compartilhar:

Gordura ruim pode virar boa

Gordura ruim pode virar boa

Um mecanismo biológico capaz de transformar gordura ruim em boa poderá auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias para o tratamento da obesidade. A descoberta foi feita por um grupo de cientistas do Centro Médico da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, e publicada na revista Cell Metabolism deste mês de setembro.

Os cientistas explicaram que o ser humano tem dois tipos de tecido adiposo: o branco, cuja função é acumular energia e está mais presente em adultos; e o marrom, ligado à regulação da temperatura e abundante em recém-nascidos. Mas qual seria a diferença entre os dois?

Segundo os pesquisadores, a gordura branca tem a ver com a obesidade e a falta de exercícios. Essa gordura pode ser transformada em marrom (boa) através da ativação de uma enervação e de um caminho bioquímico, que tem início no hipotálamo (área do cérebro envolvida no balanço energético) e termina nas células adiposas brancas.

A descoberta foi identificada em estudo com camundongos. O primeiro grupo foi colocado em recipientes contendo rodas de girar, túneis, cabanas, brinquedos e vários outros elementos. Além disso, foram distribuídos alimentos e água em grande quantidade.

Já o segundo grupo, de controle, recebeu água e alimentos reduzidos, mas ficaram em local sem nenhum dispositivo onde pudessem praticar exercícios.

A transformação das gorduras foi observada no primeiro grupo, em que os animais, apesar de terem recebido mais quantidade de água e alimentos, estavam em um ambiente mais rico, com maior variedade de características e desafios físicos e sociais.

De acordo com Matthew During, professor de neurociência e um dos autores do estudo, a conclusão da pesquisa sugere o potencial de induzir a transformação de gordura branca em marrom a partir da modificação do estilo de vida ou pela ativação farmacológica desse caminho bioquímico.

O artigo White to Brown Fat Phenotypic Switch Induced by Genetic and Environmental Activation of a Hypothalamic-Adipocyte Axis (doi:10.1016/j.cmet.2011.06.02), de Mattew J. During e outros, pode ser lido aqui:
http://www.cell.com/cell-metabolism/abstract/S1550-4131(11)00307-X


comentários

assine nossa newsletter

nome

e-mail

especialidade